Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Auto-Exame da Boca

O que é o auto-exame da boca?

Fazer o auto-exame é tão simples que você pode fazer em casa, com um espelho, num ambiente bem iluminado. Com ele, você pode identificar lesões precursoras do câncer de boca, uma doença curável, se tratada desde o início.

Como fazer?
Atenção: As pessoas que usam próteses devem remove-las antes de começar o exame!
1-     De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço.
2-     Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes.
3-     Puxe o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio. Faça o mesmo com o lábio superior.
4-     Com a ponta do dedo indicador afaste a bochecha para examinar a parte interna da mesma. Percorra toda a gengiva superior e inferior. Faça isso mos dois lados.
5-     Coloque a ponta da língua no céu da boca. Examine a língua e o assoalho da boca.
6-     Incline a cabeça para trás e, abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o céu da boca. Diga “ahhhh” e observe o fundo da garganta.
7-     Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida, puxando a língua para a esquerda, observe o lado esquerdo da mesma. Repita o procedimento para o lado direito.
8-     Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda a sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão.
9-     Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferença entre eles. Depois apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o lado direito, apalpando com a mão esquerda.
10-  Finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

O que procurar?

Ao realizar o exame procure mudanças na cor da pele e mucosa, endurecimentos, caroços, feridas, inchações, áreas dormentes, feridas, inchações, áreas dormentes, feridas que não cicatrizam, dentes quebrados ou amolecidos. Em qualquer um desses casos, procure imediatamente um dentista ou médico. Previna-se do câncer de boca reduzindo o fumo e o álcool. FAÇA ESTE EXAME DUAS VEZES POR ANO.